Maravalhos, escafianços e bilhardice…

DSC00216 - CópiaTeresa resolveu reeditar todas as nossas tradições, usos e costumes para a visita do Divino Espírito Santo.

Primeiro foram as limpezas gerais, de fio a pavio, perante as ordens e orientações da mãe sempre preocupada com a urgência de tanta canseira. Até o caminho para o galinheiro ficou sem a sua decoração de ervinhas tenras.

Mas, limpeza é limpeza e só faltou o óleo de máquina de costura bem espalhado com um trapinho velho nos vimes da nossa querida mobília da sala.

Em compensação houve esmero a dobrar nos petiscos. Este ano a ementa é um DSC00237 - Cópiasegredo de Teresa… só foi pena aqueles modernos palitos espetados no meio daquele “laguinho” de iguarias apetitosas e verdes. Francamente, Teresa, não havia espinhos de laranjeira bem verdinhos para espetar no maravalho como queria o pai?

Para que tudo fosse a preceito, depois da obra feita em nossa casa, foram logo numa carreirinha, espreitar a casa dos vizinhos a começar pela nossa primeira moradia, hoje do mestre Arlindo. Como as pequeninas saloias ainda demoravam a chegar ainda ficou um tempinho para bilhardar no caminho.

Esta entrada foi publicada em Família. ligação permanente.

3 respostas a Maravalhos, escafianços e bilhardice…

  1. MANO desta vez tinha ideia de receber na sala,.. ai sim precisava o oleo nas cadeiras e na jardineira as 2º relicas da MÃE 1º os filhos 2º a maquina SINGER passo as cadeiras p/3º agora os palitos de larangeira não me lembrei claro tinha feito … bj

  2. Marta diz:

    o maravalho é o quê? inhame ou atum?

  3. Marta diz:

    Olá!!!!! voltamos à prosa. Que bom, bom, bom.
    Quando falavas nos palitos, eu já me perguntava: mas como diabo vão picar?! e eis que a resposta vem logo a seguir: espinhos de laranjeira! sim senhora, bonito serviço!
    E estupor, para que é aquela pimenta toda? para beber ainda mais um caneco? não sabem que aquele dia é longo?
    P.S. nem quero pensar na trabalheira sob as ordens da senhora marechala – só de ler fico cansada!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s