O nosso 1º de Maio é mesmo original

Teresa tinha um programa completo para o dia no Arco da Calheta: almoço com sesta a olhar para o mar e um ar quentinho a passar pelo rosto, soninho repousante para a mãe e todos os miminhos de uma tarde de dia feriado.

No entanto, Dona Aninhas acordou mais lentamente do que o costume diário. Espreitou o dia e concluiu que o tempo não estava lá muito bom e o ideal era manter os pés bem quentinhos e em sossego.

Ao final da manhã lembrou-se da urgência do almoço e começou a raspar as semilhas até a mão lhe doer. Depois lembrou-se do peixe com molho e muita cebola e, de um momento para outro, a casa começou a ficar inundada com o cheiro a comida acabada de fazer.

Avelino advinhou o almoço e andou por ali perto com um drama sempre por resolver: Nã carro grande, nã missa? Nah, naah! Maáh! A sorte foi mesmo o almoço cair bem para esquecer o drama.

Depois, um passeizinho até o Porto do Moniz. Avelino lembrou-se logo do “pica” no lugar certo, para espanto da mãe ,que não gostou nada do friozinho que se fazia sentir junto ao mar. Ainda pensou numa sandes, mas aceitou um chocolate quente em são Vicente, com bolos de arroz para todos.

No regresso a casa Avelino não quis ficar na Ponta Delgada. Trazia o saco do pão fresco e não lhe apetecia largá-lo. Já na Lombada, exigiu uma passagem pela Vereda para iniciar o seu giro da tarde. A voltinha terminou mesmo à hora da açorda. O jantarinho quente caiu bem, mas a mãe ficou a pensar se ainda vinha mais alguém… Avelino levantou-se, começou a subir a escada, parou no primeiro degrau, voltou atrás e com um gesto firme enfiou a boina na cabeça e então, isso sim, subiu a escada com paço certo. Lá em cima, já a mãe, toda atarefada, preparava toda a roupa de Avelino para amanhã: “Se a Paula não vier, chama por mim que estou sempre acordada!”

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Família. ligação permanente.

Uma resposta a O nosso 1º de Maio é mesmo original

  1. Lita diz:

    Olá mano, muito bem…
    Um dia tranquilo e bem passado, parece???
    bj

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s