Nos tempos da Avó

inhame e mais qq coisa a cozer.Ao mondar as ervinhas e varrer o terreirinho de pedra a mãe quase que reconstruiu o ritual da Sexta-feira de Trevas que a avó religiosamente cumpria.

As conversas andavam à volta do jejum e da abstinência porque, nesse dia, mesmo pagando, não havia “bulas”. Era jejum e abstinência tão rigorosos que se sentia em todo o lado, até no ar. O trabalho era reduzido ao essencial e convinha andar meio cabisbaixo e sem muitos sorrisinhos.

As ervas dos terreiros de pedra eram todas mondadas,terreiro da avó mondadinho às vezes até escaldadas com panelas de água a ferver, tudo era escafiado, para só as flores brilharem.

Na cozinha ou na lareira da rua fumegava, durante a noite e até manhã alta, uma grande panela de inhame tapada com um trapo velho para cozer muito lentamente e com pouca água. Depois de cozido ficava mais umas horas no “mortório” para o inhame ficar macio, quase a parecer manteiga.

Depois, sozinho, ornamentava a mesa grande para não despertar outros apetites. Era inhame com inhame, descascado com as mãos quase a fazer cola. Chegava sempre para todos, fossem dez ou vinte e sobrava sempre.

Esta entrada foi publicada em Família. ligação permanente.

Uma resposta a Nos tempos da Avó

  1. Marta diz:

    Manuel, ou tens o elucidário madeirense sempre aberto ou tens uma memória do caraças… Sabes que a mãe falou em bulas e eu sem perceber nada, estúpida!
    Quanto ao trabalho; houve um baralhanço nos dias e alguém teve de sachar… mas foi só até ao meio-dia.
    O ihname cumpriu o ritual certo, arrancado e lavado à tarde e cozido pela noite dentro. Só falta Teresa vir comê-lo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s