O caroço de milho seco

020Vão longe os tempos em que, no Inverno, os caroços de milho eram abundantes na nossa casa e representavam, para a mãe, um precioso auxiliar para acender e alimentar o lume, especialmente as vides ainda verdes.

O caroço de milho não fazia grande chama mas libertava calor e dava uma brasa forte que não se extinguia com facilidade. Isso permitia aquecer a lenha verde e aliviar a agitação da mãe, sempre a protestar que o lume nunca ajudava com a rapidez que ela queria. Claro que o caroço de milho permitia, também, aplicações de ordem mais pessoal, hoje impraticáveis.

Recentemente, António, sempre atento à tradição e à inovação, descobriu que o caroço de milho seco não aquece e pode, com vantagem, substituir, as pegas coloridas e fofinhas que permitem segurar a tampa da panela sem absorver o calor. Permite até que se esqueça dele em cima da panela sem arder… um alívio para os esquecimentos quase diários.

Advertisements
Esta entrada foi publicada em Família. ligação permanente.

Uma resposta a O caroço de milho seco

  1. teresa garces diz:

    ora bem panela escafiada pelo mano Manuel ,serve de espelho,quando lá cheguei disse p/ a mãe o espirito santo é amanha , até o caroço do milho brilha bj para ti mano ,pai ,amigo .teresa

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s