O PORTO DE PONTA DELGADA

DSC_0205A grande Romaria de Ponta Delgada, a mais antiga de toda a ilha, atraía o povo madeirense que se deslocava a pé ou por via marítima. Certamente que a fama deste arraial  e a necessidade de escoamento de produtos agrícolas foram importantes para o desenvolvimento do porto de Ponta Delgada, tendo sido considerado um dos principais portos de desembarque e embarque da costa norte da ilha.

Antes do desenvolvimento da rede viária, existia uma linha de vapores costeiros que ligavam os vários concelhos da região. De acordo com o historiador Alberto Vieira, o serviço foi contratado em novembro de 1893 à empresa Insulana de Navegação que deveria realizar três viagens por semana.

Os vapores transportavam pessoas e bens, sendo por esta forma que se procedia ao escoamento dos produtos agrícolas, para os senhores residentes no Funchal. Alberto Vieira afirma que “em 1898 a câmara clama por um melhor serviço para o “vaporzinho costeiro”, que deverá tocar o concelho pelo menos duas vezes por semana e ter maior lotação para satisfazer necessidades de transporte dos produtos como seja o gado e pipas de vinho e aguardente.”

Horácio Bento de Gouveia recorda: “Só as rochas conservam o apito de estridência melancólica do Açor, do Butio, do Gavião e do Falcão.

gaviao-30-40D. Aninhas recordou uma sua viagem por mar que fez do Funchal até Ponta Delgada:

– A última vez foi no dia do Senhor Bom Jesus. O povo era tanto… cruzes credo! Levava-se tantas horas de caminho… e estavam lá uns homens a ajudar-nos a sair do barco… era difícil!

Talvez tivesse viajado no vapor Gavião uma vez que este navio efectuou estas ligações  nas décadas de 30 e 40.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Família. ligação permanente.

2 respostas a O PORTO DE PONTA DELGADA

  1. Francisco J F Carvalho diz:

    Dá para rir. A Boaventura já foi pertença da Ponta Delgada. Por má definição de fronteiras, o porto até poderá ser da Boaventura, mas a rampa de embarque e desembarque não é, seguramente.

  2. ponta delgada diz:

    este porto nos mapas de freguesias pertence há boa ventura

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s