O ENGENHO ESTÁ UM CANGALHO

engenho

– O engenho está um cangalho. Só resta a chaminé.

Recuperar a memória de um povo é dar sentido e significado à sua existência anterior. Mãos a obra?

O primeiro engenho surgiu em Ponta Delgada em 1858. Em 1863 são referidos apenas três engenhos sendo dois em Ponta Delgada e um em S. Vicente. Em Ponta Delgada surgem os do sítio da Fonte e do Açougue. O primeiro foi fundado em 1858 pelo Conde de Carvalhal, a cargo de um administrador, produz 98 hectolitros de aguardente. O segundo em 1861 por Cândido Lusitano de França com 25 hectolitros de aguardente a partir de 29400 Kg de sorgo. De acordo com o levantamento industrial feito em 1907, (…) o concelho estava servido de 5 engenhos – três em S. Vicente, um em Ponta Delgada e outro em Boaventura -, sendo apenas misto de vapor e água em Ponta Delgada, que moíam 2,4% da produção da ilha.” (in “Ponta Delgada, Memórias da sua História“, Alberto Vieira)

Horácio Bento de Gouveia descreve de forma perspicaz a situação de crise da cana na freguesia de Ponta Delgada: “Ao engenho de Custódio Filipe, reconstruído por mestre do Sul, fazia rebentar de inveja Luís da Feiteira. Nova roda de castanho e novos baldes, novos cilindros, novo alambique, dependência para escritório privativo de gerente, a fábrica apresentava um aspeto completamente diverso do velho casarão que fora pertença de antigos fidalgos da freguesia (…).”

Advertisements
Esta entrada foi publicada em Família. ligação permanente.

3 respostas a O ENGENHO ESTÁ UM CANGALHO

  1. Francisco J F Carvalho diz:

    Pela torre dá para ver que fica nas imediações da Rodésia House. As escolas primárias funcionaram nessas imediações da torre do engenho. O outro engenho é o que durante anos esteve ocupado pela empresa de cervejas da madeira, está abaixo da loja de ferragens encruzilhada, onde antes esteve o banco Atlântico.

  2. Marta diz:

    Falta situar o respectivo. É para adivinhar? está muito escuro, não distrinço…

  3. Lita diz:

    Só 5!!!! e os outros engenhinhos!!!???

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s