FESTA DA PRIMEIRA OITAVA (parte I)

<E agora é a vez da Primeira Lombada.

Na Madeira, as festas natalícias não se ficam apenas pelo Dia de Natal: estão cheias de tradições. Ainda hoje, essas tradições perpetuam-se no tempo: começam nas Missas do Parto e prolongam-se pelas Oitavas.

Para assinalar a importância que as «oitavas do Natal» têm para o povo da Madeira, foi instituído um dia feriado regional através do Decreto Legislativo Regional N.º 18/2002/M, de 8 de novembro, o dia 26 de dezembro: a «primeira oitava». Ora, é precisamente este dia que ainda hoje se celebra na Primeira Lombada e que já teve início no dia de ontem com o acender do facho na beira do Lanço.

<Logo de manhã, levantámo-nos à pressa para ver a “procissão” do porco, devidamente acompanhada pela banda de música. Este ano houve uma novidade: o porco “viajou” do chiqueiro até ao adro da igreja numa carrinha e acompanhado pelo bácoro que vai ser rifado durante o convívio do fim do dia, depois da Missa.

<As manas, sempre com receio do porco, debruçaram-se no muro da vereda para observarem as cerimónias. A novidade, é que, este ano, Avelino também observou tudo de longe.

Enquanto os festeiros “limpavam” o porco, o porquinho das rifas decidiu dar o seu passeio pelo adro da igreja, saltando do seu chiqueiro temporário. Se não fosse a prontidão de Manuel que, acompanhado de Teresa, deu uma corrida e “caçou” o bácoro junto do coreto, o porquinho, por certo, tinha dado o seu passeio pela Lombada fora.

<A certa altura, sinal da internacionalização da Festa da Primeira Oitava, um grupo de ingleses, alojados no Hotel Monte Mar Palace, na Ponta Delgada, subiram à Lombada para apreciarem esta nossa tradição. Teresa, com o seu apurado sentido do negócio, abeirou-se logo do grupo e vendeu uma série de rifas para o sorteio do porquinho.

Agora, vamos para casa, porque a mãe ficou a dormir o restinho do seu sono da noite. Só se levantou perto do meio-dia… para comer o que sobrou do grandessíssimo peru.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Família. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s