Dia de “panelo”… na Arruda

As festas de verão começaram com um “panelo” à moda lá de casa, cozinhado na rua e saboreado à sombra de uma barraquinha, feita com louros, acabados de cortar.

Apareceu milho tenrinho, feijão verde, batata-doce, pimpinela, semilhas de ril, brancas e vermelhas lá de casa…., tudo “encomendado” à distância pela atarefada de Marta para, assinalar a passagem do Gil, a caminho do Brasil.

Como não podia deixar de ser, Marta mandou o trabalho à frente, bem à frente, e chegou, já a mesa estava prontinha e, para castigo, a linguiça bem servida. Valeu-lhe a pronta intervenção de Lita que cuidou do panelo, do Carlos que limpou a carne das espetadas e do Guilherme que imaginou aventuras a subir e a descer a estrutura da barraca de louros.

   

A Sofia e o Gil

A tarde, como não podiadeixar de ser, foi dedicada às frutas da época, ao gelado da praxe e à conversa, à sobrinha dos louros “mimados” pelo ventinho fresco e muita preguiça.

Felizmente que, já a tarde ia correndo, apareceu a Sofia, que conseguiu só com a orientação do GPS descobrir o primo de toda a sua meninice. Foi o primeiro caso de sucesso das novas tecnologias para encontrar este destino e, certamente, um verdadeiro encanto para a Tia Maria, agora mais distante, saborear com olhinho doce.

Depois, por exigência do Guilherme, vieram os passeios de tractor e uma autêntica delapidação das árvores de fruta a começar pelas ameixas e acabar nas maçãs reinetas verdes, para ranger de alguns dentinhos mais susceptíveis. Até o Gil, meio preguiçoso, sentiu na pele a voz firme da Duna a empurrá-lo para apanhar fruta.

   

   

Esta entrada foi publicada em Família. ligação permanente.

Uma resposta a Dia de “panelo”… na Arruda

  1. Lita diz:

    Foi um autentico repasto!!! Carninha de primeira, bem tenrinha e bem assadinha, feijão e batatinhas deliciosas, e tudo bem regadinho.

    Obrigado mano. bjs

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s