O DIA EM QUE O PESSOAL FOI À FAVA

Por volta das 15:00, Ilda, Heliodoro e Manuel aparecerem na Lombada. Vinham entusiasmados com a plantação de batata doce. Trouxeram rama de casa de Teresa e de um seu amigo, o sr. António.

Munidos de um pau afiado, “enfiaram” os “pezinhos” de rama pela terra fofa dos regos tirados por Avelino, sob a orientação do mano Manuel.

Mas faltava o mais importante… Heliodoro afirmou: – Com água já de seguida, isto até pega como grude. O sr. Adriano (um novo levadeiro ao serviço da Lombada) muito simpático, concordou em desviar a água para a fazenda da avó. Manuel e Heliodoro fizeram a boa ação do dia: regaram o que havia para regar na fazenda da avó e no jardim de casa.

Entretanto, Avelino chegou e, como não podia deixar de ser, reivindicou as apetitosas favas, guizadas por Celina. Depois de se satisfazer, foi imediatamente conduzido à fazenda da avó, mondar a erva das batateiras. Entusiasmou-se de tal modo que só de lá saiu quando o sol já ia longe…

Entretanto, fomos nós à fava: arrancámos as faveiras, apanhámos as vagens… mas tranquilizem-se: ainda lá deixámos algumas plantas para preservar esta semente que tão grandes favas deu. O seu tamanho é de espantar…

No fim, estivemos a debulhar a fava toda para guardar na arca. Quando cá vierem ainda terão favas para cozer… Verão que vale a pena: é “comer e chorar por mais”…

Ilda meteu mãos à obra e…. nasceu uma sopa “grossa” daquela que os netos da família tanto gostam…

Esta entrada foi publicada em Família. ligação permanente.

Uma resposta a O DIA EM QUE O PESSOAL FOI À FAVA

  1. Marta diz:

    Por favor, comam-nas todas! ou então deixem já a sopa feita .

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s