O Lagar: o cantinho do pai

O lagar era a verdadeira sala de visitas do pai. Por ali passavam os seus convidados mais ilustres, os amigos, as visitas do dia a dia e, por vezes até, quem seguia pelo caminho e, simplesmente, lhe apetecia mais um copinho.

Tudo ali foi pensado e engendrado por ele a seu gosto. Lagar de um lado, pipas do outro e o meio livre para a conversa.

Ali se passavam em revista os sermões da Igreja, as ordens dos senhorios com a imitação das suas vozes, a crítica social, muitas recordações das caminhadas pelas serras e veredas e, inevitavelmente, as lamentações relativas aos preços das colheitas.

Em frente ao lagar a mãe passava depressa e não raras vezes com um discurso meio ralhativo. Para ela aquilo era apenas fuga ao trabalho e pouco lhe valia. Por isso, quando o pai entrava na cozinha e pedia um dentinho usava sempre um tom de voz baixinho. A mãe respondia com o relatório dos trabalhos já feitos e às vezes até despachava, negativamente, o pedido.

A tia Maria, se a algazarra era muita entrava toda sacudida a indagar o motivo de tanta festa. Em poucos minutos despachava meia dúzia de críticas e saia apressada para, por vezes, regressava com o tão apreciado maravalho e alimentar a algazarra da festa.

     

Esta entrada foi publicada em Família. ligação permanente.

Uma resposta a O Lagar: o cantinho do pai

  1. Lita diz:

    Boa mano,
    És o orgulho do nosso Pai!!! Só não deste para “padre” como ele bem queria, mas praticas muito boas ações. Agora, esta pintura do lagar à benfica é que já sei se o “mestre” estaria de acordo, até porque ele dizia, “oh bola do estapor”, mas ficou fantástico. Parabéns.
    Gosto da descrição do “quadro”, que muitas vezes me deixou nervosa….
    bj e obrigada

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s