As queridas primas e as nossas anonas

Há anos, nas noites de Inverno, todos gostávamos de saborear o calorzinho matinal, especialmente quando o vento e chuva fustigavam as nossas janelas.

Havia até que gostasse de acordar só para ver o amanhecer, antes de ouvir a ordem para ir cuidar da vaca, ou levar o leite à desnatadeira.

No entanto, quando as anonas começavam a amadurecer havia sempre um ou outro mais espevitado que trocava a preguiça matinal pela apanha das anonas, que caiam durante a noite.

Havia até quem as apanhasse e, em vez de as levar para casa, escondias nos buracos da parede, para poder saborear a seu belo prazer e, sem partilhas, o delicioso fruto.

O que não sabíamos era que esta nossa actividade tinha concorrentes mais espevitados.

Um dia destes, a nossa prima Fátima, em conversa com as irmãs Rosário e Encarnação, revelou que depois de descobrirem o nosso gosto pela preguicinha matinal em dias de temporal, tomavam a iniciativa de limpar as anonas maiores do nosso quintal sem dar nas vistas. Um trabalhinho perfeito e logo pela pequenina da Fátima! 

     

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Família. ligação permanente.

Uma resposta a As queridas primas e as nossas anonas

  1. maria c. garces diz:

    Há dias tomei conhecimento da relação directa do gosto do bife de vaca com o cheiro do solo/erva; sim, é isso mesmo! Ao ver estas nonas faço, automaticamente, o “link” com o chão onde estão plantadas as noneiras em casa dos pais na Madeira, saboreando de imediato as nonas, mesmo estando em Londres; mais nenhumas anonas tem este sabor em todo o mundo! São horas de dormir, mas ainda comia uma ou duas em vez de um prato de cereais antes de ir para a cama. As fotos estão tão bonitas! Sabes?! Dão a imagem de que em nossa casa tudo está organizado. Que bom! Também participei no roubo das anonas mas, em casa do dono claro! A minha surpresa era quando descobria uma grande debaixo de uma folha caída no chão e mesmo em condições de ser degustada… neste caso nunca chegariam à fruteira, nem mesmo para Manuel tirar a foto.
    A apreciadora de anonas e FIGOSSSSSSSSS. Quem é, quem é?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s