A festa da Primeira Oitava na Lombada

A tarde da Primeira Oitava, na Lombada, foi preenchida com a festa religiosa. O Padre Humberto aproveitou para desfazer as ilusões dos que pensavam que o Menino Jesus nasceu em 25 de Dezembro… Nada disso: assinala-se apenas o acontecimento nessa data! Bem, mas o padre Humberto estava bem disposto e até dispensou um bocadinho do seu tempo para participar no arranque do convívio que se prolongou noite fora.

A banda nunca parou de tocar e João Caldeira nunca parou de dançar e cantar… ali mais para os lados do bar. O seu grande concorrente foi João Ricardo que não perdeu uma única oportunidade de arrastar qualquer espectador desprevenido para uma dança a preceito.

Na grande panela da cozinha o Izidro não deixou os sabores por mãos alheias. Primeiro foi uma deliciosa macarronada, uma receita aprendida com os italianos e, à noite, um panelão de carne de porco cozida com meio quilo de ervas aromáticas que transformaram o manjar em verdadeiro petisco.

No bar as mulheres responderam em força e apresentaram uma panela de batatas de cheiro e semilhas cozidas e, para encerrar a noite em beleza, uma sopa de trigo bem temperada e quentinha. Uma espécie de preparação para o fogo em que arderam o velho e a velha.

No final, João Caldeira não escondia a sua satisfação pelo convívio e alegria e o entusiasmo era tanto que reivindicou, para as suas danças, mais meio hora de banda de música.

                     

Esta entrada foi publicada em Família. ligação permanente.

Uma resposta a A festa da Primeira Oitava na Lombada

  1. Lita diz:

    Mas que grande festa!!!
    Isto é para matar a fome ou será campanha?!!!!! Nada disso… o importante é o convívio, que o diga Avelino que mesmo com “pica” lá está todo contente e de roupa novinha que o Pai Natal entregou.
    Seja com que intenção for, bem hajam.
    Boas Festas e que 2012 nos renove a esperança de um futuro melhor.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s