LILIANA NASCEU À TARDE E… PEQUENINA

A mana Teresa recorda-se, como se fosse hoje, da tarde em que nasceu Liliana, a última, pequenina, mas já com cabelo grande, a jeito para fazer papelotes. Conta ela que, depois do almoço de semilhas com favas, saboreado debaixo da latada por onde passavam alguns raios de sol, a mãe, muito cansada, disse à avó:

– Mãe, destine as pequenas que vou-me deitar!

Calminha, como era sempre, a avó tratou logo de arranjar água quente em abundância e deitou a mão à galinha ideal para dois os três dias de canjinha quase milagrosa. As meninas, a contragosto, foram enviadas para o Poço do Ulheiro “aterrar” semilhas. Teresa ficou a lavar a loiça, na rua, em cima da bancada de madeira, que o mestre Luís todos os anos renovava. O pai foi à procura da dona Belinha, a parteira de todos nós que vinha sempre a correr.

A mãe, apesar do sofrimento, ainda deu as suas indicações. Pediu a Teresa para acabar as camisinhas e o lençol com barrinha de xadrez amarelo e rosetas de bastido feitas por ela. Branquinho e limpinho, o lençolzinho era como se fosse o nosso cartão de visita obrigatória no dispensário. A avó pôs-se a rezar para que nascesse depressa e não viesse roxinha e, as manas, em pulgas, no Poço do Ulheiro, andavam num virote entre a casa e as semilhas para saber se era menina ou menino. A nossa última menina – décimo quatro filho – nasceu pequenina e tinha o cabelinho já comprido.

Eram 13 horas de sábado. Nasceu facilmente e depressa, talvez porque era o mês de abril de 1968 e, lá longe, na França, a juventude estava já a preparar uma revolução que ainda havia de levar mais de uma década para chegar à nossa casa sem electricidade, rádio ou, muito menos, televisão.

Esta entrada foi publicada em Família. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s