AS ANDAS E A CONSERVAÇÃO DO FOCINHO

A compra de brinquedos nunca foi grande preocupação dos nossos pais, nem representou para nós grande motivo para reclamação porque a nossa imaginação, sem televisão ou hábitos de leitura, estava limitada, exclusivamente, às nossas descobertas e ao que o nosso engenho e arte era capaz de construir.

Tanto na nossa família, como nas outras da Lombada, quem queria brincar tinha primeiro que construir o brinquedo e, além disso, evitar os raspanetes dos pais, sempre preocupados com o desperdício de madeiras, pregos ou ferramentas.

Virgílio e Altino estavam sempre atualizados em matéria de novos brinquedos e nunca perdiam a possibilidade de construir, custasse o que custasse, algo que fosse maior ou mais bem feito do que os outros.

Por isso, quando veio a moda das andas, Atino e Virgílio com as varas do feijão, nem sequer muito direitas e, sem o pai se aperceber, construíram, cada um o seu exemplar seguindo o protótipo da época: quanto mais altas melhor. Mas, como Virgílio era maior e “mais destravado” , as andas dele tinham de ser mais altas do que as de Altino, mais astuto e ponderado.

Liliana, mais pequenina bem tentava imitar os irmãos mas, só às escondidas deles e com muito cuidado para poder andar naquelas alturas em caminhos íngremes, calçados com pedra irregular, não fosse o pai descobrir com a ordem da praxe: “ Anda, anda, e parte o focinho!…”

Esta entrada foi publicada em Família com as etiquetas , , , . ligação permanente.

Uma resposta a AS ANDAS E A CONSERVAÇÃO DO FOCINHO

  1. maria celina garces diz:

    Fascina-me a criatividade destes irmãos! Para a época, eram autênticos engenheiros!
    A descrição deste artigo está tão completa, que chego a pensar que o jornalista de profissão (irmão Manuel) viveu o momento com eles. Muitos parabéns por todo o teu empenho neste blogue!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s