O NOSSO CARNAVAL… ERA O ENTRUDO

Vai buscar o mel de figos!...

Nas memórias dos nossos carnavais de infância e juventude misturam-se, com a mesma intensidade, um sabor delicioso de malassadas, acabadinhas de fritar, mel de figos e um estranho sentimento de máscaras às escondidas.

As malassadas, feitas com farinha do nosso trigo tinham que aparecer. Parece até que começavam a cheirar, oito dias antes, quando se retirava o trigo da arca para levar ao moinho.

Lita, Lizete carregada de nêsperas apanhadas na beira da parede, Fátima a cavar de relógio no pulso, Liliana de costas e Rosa

Era uma semana de encanto e espera onde até o trabalho parecia mais leve, com excepção da obrigação de sachar ou aterrar as semilhas do Poço do Olheiro que, não sei por que razão, estavam sempre a jeito nesta altura do ano.

O importante, nesta época, era que o trabalhinho não fosse muito afastado de casa para não se perder a azáfama de bater as malassadas ou, no final, passar o dedo pelo alguidar e saborear os restinhos da massa creme.

Malassadas prontinhas, mel de figos no prato e aquilo era uma festa de mãos a esfregar. Havia mel, tanto nas malassadas, como na cara.

Acabada a festa e a bagunça, lá iam as malassadas bem abafadinhas numa toalha grossa e branca, para o cesto de vimes que ficava pendurado bem alto. Por uns dias era mais uma tentação!

Teresa e Fátima

As máscaras eram assunto mais sério. Não havia uma proibição clara: mandava mais o medo.

Às escondidas, tapava-se a cara, vestia-se roupas velhas ou de pessoas mais velhas e, aos grupinhos, não muito afastados de casa, tentava-se meter medo aos mais pequeninos que se atreviam a andar na rua naqueles dias. O ideal era vê-los a correr para casa ou a esconder-se. Os mais espertos iam de casa em casa a pedir uma malassadinha. Havia quem dava e quem corria os pequenos mascarados com um banho de água fria.

Esta entrada foi publicada em Família com as etiquetas , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s