AS LIMPEZAS…

Celina, tia Beatriz, Marta, Rosa e tia Maria

Uma das marcas da tia Maria eram as limpezas em profundidade de toda a casa e, de vez em quando, das janelas e persianas, campainha do portão e puxadores das portas, encerar e polir, e tudo o mais que aparecesse pela frente.

Nas suas mãos tudo aquilo levava uma volta de se lhe tirar o chapéu que só ficava completa quando se sentava e dizia: «Estou cansada!»

Tanto na sua casa como na nossa, quando começavam as limpezas e arrumações, todos os que estivessem perto ou por ali passasse tinham de colaborar.

Um dia, os rapazes que, normalmente, conseguiam escapar a estas tarefas foram “obrigados” a esfregar o cimento dos degraus do balcão que, na ótica da tia, “estavam pretos, um nojo! Precisavam de ser escafeados…”. Esses degraus de cimento, onde nos sentávamos, eram varridos e, no nosso modo de ver, deviam ser lavados pela água da chuva…

Em casa da tia, as sobrinhas tantas vezes viram e executaram esta tarefa semanal que julgaram estar aptas para realizar o trabalho sem a orientação e a vigilância superior.

Numa semana em que a tia veio a Lisboa visitar as amigas de quem muito gostava, as sobrinhas (Celina, Teresa e Fátima) meterem mãos à obra e limparam tudo de uma ponta à outra como, imaginavam elas, a tia costumava fazer.

No regresso a casa, a tia observou tudo com atenção e perante o ar solene das sobrinhas, interiormente orgulhosas da aprendizagem, foi direitinha à parte superior do rodapé e exclamou com uma pontinha de autoridade: «Pó!» E acabou ali a conversa.

Esta entrada foi publicada em Família com as etiquetas , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s