O NOSSO PRIMEIRO TELEGRAMA

Em 1960, na Lombada, não havia rádios, jornais… As grandes notícias eram dadas pelo Sr. Albino com mercearia e loja de fazendas, estrategicamente instalada, em Ponta Delgada, num dos dois caminhos por onde passavam todas as pessoas da Lombada.

O Sr. Albino conhecia toda a gente, sobretudo as que tinham familiares emigrados, lia o jornal e falava do que se passava nesses países, acontecimentos que nem sempre eram percebidos.

Nos primeiros meses de 1961, recebemos, em nossa casa – que já era contígua à casa da avó -, “um recado”; era assim que se recebia um aviso do correio, para levantar um telegrama.

O papelinho, na altura uma grande novidade, dizia apenas “Estou viva!” e era enviado pela tia Maria de quem só a mãe e a avó falavam, muitas vezes com uma saudade imensa.

A avó ficou espantada e perguntou o que era aquilo porque a tia nunca escrevia. Para a avó, a tia Maria era como um sonho: tinha ido para o Congo Belga, vivia muito bem, numa espécie de céu desconhecido.

O telegrama, ou melhor a carta pequenina, era um mistério; e para resolver o mistério só consultando o Sr. Albino.

Com o telegrama na mão, pessoal em frente ao balcão dos tecidos, o Sr. Albino revelou que havia guerra naquele país, o Congo Belga, e que a tia Maria tinha conseguido fugir. Portanto, era uma boa notícia da tia Maria para a avó e que mais dia, menos dia, deveria estar a chegar.

Realmente, no verão de 1960, o rei da Bélgica deu a independência ao Congo Belga. Passado pouco tempo rebentou uma guerra civil e os estrangeiros que ali se encontravam fugiram, quase todos, no início do ano seguinte.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Família. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s