FOGUETES DE PRIMEIRA

Esta fotografia foi tirada junto à casa antiga.

As memórias da nossa primeira casa não são muitas e foram relegadas para segundo plano pela mudança decidida pelos nossos pais.

A casa, mais tarde reconstruída pelo mestre Arlindo, era baixinha e comprida. Tinha um grande terreiro de pedrinha miúda, uma cozinha no exterior e um anexo pequeno coberto de palha para as galinhas. Do outro lado do caminho ficava o palheiro e um terreno para a horta e o chiqueiro.

À entrada havia uma ameixoeira grande quase sobre o caminho de pedra e espaço, quanto baste, para a lenha. Nos últimos anos o pai encheu todo o espaço com pedra aparelhada para fazer um segundo piso.

Havia canteiros de flores à volta da casa e umas pedras grandes soltas ao lado do terreiro que, secretamente, desejava que servissem para fazer uns assentos como as grandes casas da Lombada tinham. Não consegui ver realizado o meu sonho.

Um dia, já noitinha, estava sozinho com António em casa, resolvemos imitar os foguetes com canas secas rachadas.

A cena era simples. Pegava-se lume na cana virada para baixo e quando o fogo começava a lamber toda a cana atirava-se ao ar para imitar a subida e a queda do foguete. Só não estalava, mas, para nós a festa era a mesma.

A festa decorria bem, sem a presença da mãe ou do pai, até que uma caninha foi cair no restolho do palheiro das galinhas e aquilo foi um instante… o lume a crescer, a vasilha sem água.

A nossa sorte foram os vizinhos que, mesmo sem água, conseguiram acabar com o facho e, não sei como, nunca se soube bem como tudo tinha começado.

Esta entrada foi publicada em Família. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s