AS LINDAS BANANILHAS DA MÃE

Havia, recorda a mana Teresa a quem já esqueceu, em frente à porta da cozinha e em frente à porta da sala de jantar, canteiros (alecretes) lindos de bananilhas vermelhas e amarelas que eram o orgulho da mãe.

As flores eram gigantes e cresciam tanto, alimentadas pelas águas sujas da loiça e da lavagem dos pés, que despertaram a inveja do pai e a costumeira ameaça de “socar” tudo pela raiz.

Num domingo em que tudo correra bem (a mãe fez mal-assadas e todos em casa se deliciaram com a iguaria lambuzadas com o doce mel de figos) o pai, depois de visitar as capelinhas amigas desde a igreja até casa, embirrou, mais uma vez, com as bananilhas.

Como já era tradição, o pai perguntou: “Foste deitar a ceia à vaca?” Toda a gente ficou a tremer só de pensar numa ida às Varandas com medo do caminho pelas rochas, da tenebrosa fama do Vaquinha e do Farpas.

A mãe, como era costume, respondeu: “Não tiveste tempo, eu muito menos. Ao Domingo tenho outra vida, não vou cuidar da vaca!”.

O pai foi deitar-se e a conversa, naquele dia, ficou por ali. Mas, no outro dia as bananilhas desapareceram roladas pelo troço.

A mãe ficou triste e desabafava as suas mágoas com vizinhos sem saber como tudo acontecera.

Passado uns tempos foi, num domingo à tarde, com as meninas de sapatinho da missa às Varandas à procura dos junquilhos que cresciam atrás do palheiro.

Abriu a porta do palheiro e começou a resmungar em voz alta: as bananilhas estavam a servir de cama à vaca que não tivera “coragem” para as comer…

PS: Claro que às vezes o pai não era bonzinho mas, no final da sua vida, acabou por pedir desculpa a todos com a forma doce como aceitou a doença e agradeceu a nossa colaboração.

Esta entrada foi publicada em Não classificado. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s