AINDA SOBRE O PARQUE DAS MERENDAS

lombada11O meu filho é arquitecto mas eu  não percebo nada de arquitectura; talvez isso seja bom porque me dá liberdade para dar opiniões sobre arquitectura sem consciência de eventuais barbaridades que possa dizer… ou escrever. Por isso, aqui vai:

Os projectos, antes de serem formas concretas, são necessidades vivenciais. Por isso, as  obras devem começar a ser construídas pelo seu verdadeiro interior.

O verdadeiro interior de uma casa é a  família que a vai habitar: a sua história, o seu passado, os seus sonhos, os seus hábitos,  ….

O verdadeiro interior de um equipamento urbano (por ex. um parque de merendas, um palheiro requalificado ou um monumento ao romeiro) é a comunidade onde se insere: a sua memória, a sua tradição, a sua cultura, as suas necessidades actuais e futuras, …

Mas um projecto não se esgota no seu interior: como afirma Le Corbusier «l’oeuvre n’est pas part seulement d’elle même; le dehors existe». O exterior (o ambiente natural, a paisagem,…) existe, condiciona e valoriza a obra.

Portanto,  o espaço arquitectural, a própria arquitectura, resulta da conjugação do interior e do exterior, que, como afirma Oscar Niemeyer, são «duas coisas que nascem juntas e harmoniosamente se completam».

Eis porque perguntamos: «E agora, onde canta a água fresca?»

Mas… que percebo eu de arquitectura?

Esta entrada foi publicada em Opinião com as etiquetas , , , , , . ligação permanente.

Uma resposta a AINDA SOBRE O PARQUE DAS MERENDAS

  1. Scherzan diz:

    Não é preciso perceber de arquitectura. Andamos pela Madeira e facilmente percebemos que certos edifícios não tiveram arquitecto. Tiveram antes um arquitonto que através de um tacho ficou incumbido de projectar a 1ª coisa que lhe veio à cabeça.
    Ainda não estive no parque de merendas, mas irei estar ainda este fim de semana.
    Estou curioso com o que de lá saiu.
    Quanto à pergunta, “…onde para a água fresca?”. Naturalmente deverá estar numa levada ou num tubo para ser usada ara rega. Isto, digo eu…

    Abraço

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s